quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Santa Helena Cabernet Merlot 2007 (Chile)


Voltando depois de um período de abstinência e recuperação de uma cirurgia de apendicite, está tudo bem e o DegustEno volta à ativa!

Pra essa volta, vim devagar e vamos aos poucos. Vinho de dia-a-dia e marca fácil.

Os Santa Helena se notabiliziam pelos blogs de vinhos da internet por ganhar avaliação "três" e ser dito como vinho corriqueiro. Se por um lado não são nada de fenomenais, por outro são boas opções para o bolso e descontração.

Esse bivarietal de cabernet sauvignon e merlot da vinícola foi aberto mais de uma hora antes de ser tomado e decantado. No copo as lágrimas são muitas e constantes (13,5°), cor grená brilhante. Seu aroma diz o que será o vinho. Alcoólico. Incomoda o álcool que mesmo depois de uma hora decantando, mesmo depois de meia garrafa tomada ainda está ali nos acompanhando. O cheiro de madeira não incomoda, frutas ao longe (como é típico da linha). Fica a impressão da "quase-fruta". Há um odor terroso que a mim não era desagradável, mas também não me animava muito.
Na boca taninos jovens ainda amarrando a boca, pouca persistência e a terra novamente aparecendo.

Não chega a ser ruim. Esse rótulo ainda pode ser guardados para vinhos que sabidamente e sensivelmente são piores, mas tampouco é "três taças" como o resto da linha reservado. Na hora de comprar, prefira um cabernet sauvignon da mesma marca.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Probleminhas

Eno amigos,

o DegustEno anda meio paradão por motivos de força maior. Tive um pequeno probleminha de saúde, mas já estou me recuperando. Em breve os vinhos voltam!!

Eno abraços...

Imfernandes