domingo, 18 de julho de 2010

Almaden cabernet sauvignon 2009 [Brasil]

Olá amigos,

hoje vou falar de um mito. Lembrando, claro, que não necessariamente o mito se refere a um deus ou herói. E este parece ser o caso agora. Mas, se quisermos dar algum tom épico a esse empreendimento, não será tão exagerado.
Pra quê toda essa dramática introdução? Vamos lá...
Quem aqui nunca tomou Almadén?? Quem aqui depois que começou a entender o mínimo que seja de vinhos finos não praticou o esporte de falar mal desse vinho? Aguado, anos 80, de botequim, de merda...
Almadén era por mim usado como chacota quando queria sacanear um amigo que achava esse vinho "bonzinho".

Pois bem. A Miolo comprou a marca, seus vinhedos, colocou um ban-ban-ban pra cuidar dele e o marketing decidiu que, como o próprio líquido, este seria destinado ao público jovem com preço atrativo.
Comprei. Esperava um fruit bomb cheio de carvalho, algo que fosse tragável de 6 em 6 meses. Algo como um Santa helena ou Concha y Toro reservado, sabe como é? Aquele vinho que você pode comprar numa loja de conveniência quando pinta uma reunião de última hora na casa de um amigo e que não te comprometerá tanto caso não seja uma reunião de enólogos.

Uma grata surpresa. O Almadén CS 2009 não é nem de longe um fruit bomb. Nada contra essa categoria de vinhos. Até gosto de vez em quando. Mas não o julgue por isso. Com certa complexidade de aromas, líquido escuro e brilhante (vivo). Aroma muito bom e nada de álcool aparente. Nem decantei o líquido! (12% vol.)
Frutas negras estão em seu gosto, persistência moderada e bem interessante para sua faixa de preço. Eu de fato, não consegui mapear completamente sua paleta de sabores. Acho que porque estive algum tempo sem tomar vinho e certamente o comprarei de novo.

O vinho dispensa a tradicional rolha e vai de screw cap. Moderno como a cara que a empresa quer que o vinho tenha. Estava em perfeito estado de conservação.

Parabéns Miolo.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, além de ser uma bela garrafa (moderna).

Unknown disse...

quem eles querem enganar, deveria ser ADESDÉM! Já tomei muito vinho, meu nono fazia vinho ALMADÉM no val na pataca porco zio!