segunda-feira, 14 de julho de 2008

Escanção 2005 (Portugal)


O fim de semana foi de queijos e vinhos e sete garrafas entrarão para a galeria do DegustEno.

Portugueses, italianos, franceses, espanhóis e chilenos. Curiosamente a mesa era mais do velho mundo que do novo, mas não foi intencional.

Apesar de não ser teste cego, as opiniões foram quase unânimes acercas dos vinhos e a longo dessa semana colocarei uma por uma aqui.

Começaremos com uma grata surpresa da noite, um português do Dão chamado Escanção. Da vinícola De Nelas S.A. Não consegui saber de que uvas era feito, mas seu ano é 2005 (o site deles está em manutenção).

Vinho fácil de tomar, frutado e com aromas herbáceos. Cheguei a achar algum cheiro de manjericão verdinho na bebida. Não encomodava, pelo contrário, era até agradável. Lembra muito o Beiras Altas que aqui já postei. Vinho para o dia-a-dia que se o preço for abaixo dos R$15,00 vale muito à pena. Bem à frente de muitos chilenos e argentinos. Aliás, não coloquemos os vinhos para uma disputa pessoal, digamos que ele é diferente dos sabores do novo mundo, nem melhor, nem pior. Interessante.

Coloração intensa, vermelho fechado, 12% de álcool.

Na boca taninos de leves a moderado, nada alcoolico, equilibrado, um pouco de carvalho no fim do paladar (uma pitada na medida) e ervas. Acho que podemos também tê-lo como "vinho didático" para iniciantes. Anotem a dica.

Na boa, provem esse vinho descompromissadamente e farão dele uma ótima opção.

Nenhum comentário: